Reposição
Lamentam‑se os transtornos causados aos(as) Tunenses pelos cortes de trânsito decorrente da construção da Passagem Superior Pedonal em Tunes, integrada no Plano para a Redução da Sinistralidade em Passagens de Nível 2024‑2030 [https://www.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/2025-04/Plano%20Reducao%20Sinistralidade%20PN%20-%202024%20-%202030.pdf], da conceção e responsabilidade das Infraestruturas de Portugal, IP. Esta intervenção é fundamental para reforçar a segurança das pessoas e da circulação ferroviária, numa linha em fase de eletrificação e em que se prevê um aumento significativo do fluxo de tráfego ferroviário. 
… 
Quando a crítica sarcástica não assenta na realidade, deixa de ser um contributo sério para a Freguesia e passa a ser apenas jogo político, o que não serve Tunes nem os(as) Tunenses
...
A Junta de Freguesia de Tunes, enquanto órgão de proximidade, o Executivo em particular, deve valorizar o debate público e o direito de todos(as) os(as) cidadãos(ãs) e forças políticas expressarem as suas opiniões sobre a atuação do Executivo. 
Todavia, importa esclarecer que as informações relativas aos condicionamentos de trânsito mencionados foram divulgadas 3 (três) dias antes da publicação referenciada, “Paula Bravo” Terra Ruiva, nos exatos termos, no canal oficial da Junta de Freguesia de Tunes — página de Facebook [https://www.facebook.com/profile.php?id=61583310985238] – conforme, ali se pode verificar e como comprova a imagem que acompanha. 
O contraditório é essencial à democracia local, mas deve sempre assentar em factos e não em perceções ou acusações infundadas, que apenas empobrecem o debate público e confundem os(as) cidadãos(ãs). 
Enquanto Membros/Bancada com assento na Assembleia de Freguesia de Tunes, reafirmamos a total disponibilidade para esclarecer dúvidas e acolher contributos construtivos, nos espaços próprios de participação, nomeadamente nas Assembleias de Freguesia, onde todos os(as) cidadãos(as) e Representantes políticos têm lugar para intervir, apresentar propostas e expor os seus pontos de vista. 
Reforçamos o compromisso de exigir que o Executivo da Junta de Freguesia de Tunes, melhor os canais de comunicação e que mantenha uma postura de transparência, proximidade e serviço à população de Tunes.