Tunenses,
Sou Mariana da Silva Neto Cabrita, natural de São Bartolomeu de Messines e orgulhosamente algarvia da cabeça aos pés. Tenho 36 anos e sou mãe do Tiago, de 4 anos, que é, sem dúvida, a maior alegria da minha vida. Sou Professora de Educação Física, licenciada e mestre pelo Instituto Superior Dom Afonso III e Treinadora de Natação, com especialização em bebés e crianças, área pela qual nutro uma enorme paixão. Tenho um grande orgulho em ter feito todo o meu percurso académico no Algarve, onde criei raízes profundas tanto a nível pessoal como profissional.
Tive o privilégio de exercer, durante três anos, o cargo de Presidente da Assembleia da União de Freguesias de Algoz e Tunes, onde promovi sempre uma gestão próxima e transparente.
Sou uma mulher dedicada, com espírito de missão e com uma profunda ligação à minha terra, à sua cultura e à sua gente. Acredito na importância da educação, da cultura, do desporto e da valorização das nossas raízes enquanto pilares fundamentais para o desenvolvimento pessoal e comunitário.
É o sentido de dever que me impulsiona a candidatar-me à Presidência da Freguesia de Tunes pela CDU, movida pela consciência de que Tunes enfrenta tempos exigentes. Acredito numa liderança isenta de lutas partidárias em que o objetivo seja sempre um bem maior e em prol da população, com um compromisso claro, liderar com disponibilidade, proximidade e responsabilidade. Tunes merece mais, merece uma gestão que conheça o terreno, que compreenda os desafios, que aja com rigor, sensibilidade e em que haja com um compromisso genuíno com um objetivo sempre presente, valorizar e melhorar a qualidade de vida da comunidade Tunense.
O atual mandato autárquico fica marcado pelo processo de desagregação das Freguesias. Processo que desde o seu inicio foi difícil, mas que contou com o papel determinante da população de Tunes, em articulação com o trabalho da CDU. Só assim foi possível devolver a freguesia à população e voltarmos a ter a NOSSA FREGUESIA DE TUNES.
Reconheço e valorizo a importância de uma colaboração próxima com as associações locais, estas desempenham um papel fundamental na dinamização social, desportiva e cultural.
As instituições devem ser ouvidas, valorizadas e apoiadas, porque são um pilar estruturante da nossa comunidade.
Considero que a valorização das tradições locais, deve ser promovida ou apoiada através de eventos que celebrem a história de Tunes e envolvam toda a comunidade, reforçando o orgulho em “ser de cá”.
Defendo uma freguesia que respeite e cuide dos seus séniores, promovendo o envelhecimento digno e ativo. E, acima de tudo, acredito numa freguesia limpa, cuidada e digna, onde a limpeza urbana e a manutenção dos espaços públicos sejam prioridades e não exceções. Uma freguesia organizada transmite respeito, autoestima e qualidade de vida, tanto para quem cá vive como para quem nos visita.
Este é o meu compromisso para com a minha terra e as suas gentes.
Com os melhores cumprimentos,
Mariana da Silva Neto Cabrita